Descrição Geral
Função do anodo de sacrifício:
A imersão em água salgada de dois metais diferentes cria uma pequena corrente elétrica. Essa corrente provoca uma galvanização por meio de uma eletrólise. O resultado dessa eletrolise é deterioração do metal de maior condutividade elétrica, tecnicamente chamado de anodo.
A corrente elétrica flui do negativo para o positivo, num sistema em que o negativo é o metal de menor condutividade, chamado tecnicamente de catodo.
O anodo de sacrifício foi desenvolvido para ser corroído (dissolvido) no lugar das partes do motor imersas na água salgada , como a rabeta, o leme, hélice, casco ou os eixos.
Para proporcionar proteção,é importante que exista uma diferença de tensão mais elevada possível entre o ânodo de sacrifício e o metal a ser protegido.
Os anodos devem ser trocados pelo menos uma vez por ano ou quando atingirem a metade do seu tamanho.
O anodo de zinco tem a função de proteger o barco da corrosão, causada pelo contato com a água salgada. Sendo assim, o anodo é acoplado ao barco, em lugares como rabeta, leme e eixo e devem ser avaliados e trocados periodicamente, a troca é fundamental para que não haja um prejuízo, como uma hélice ou casco enferrujados. O anodo de zinco é o primeiro a ser corroído, protegendo o restante, por isso também é conhecido como "anodo de sacrifício".
Certifique-se de que os anodos do seu barco tenham conexões físicas e elétricas adequadas. Um ânodo com uma conexão elétrica ruim não pode fornecer proteção contra corrosão. Limpe a área onde os anodos serão montados, lixando ou escovando levemente. Não pinte seus anodos.
Ficha técnica
Código | 5361 |
Estoque | 4 |
Modelo | ANODO DE EIXO |
Categoria | NÁUTICA |
Marca | METSLUIZ |
Garantia | 30 dias após o recebimento do produto |